top of page
  • Foto do escritorEcobé

ÁRVORES, PRESENTES!

Nos últimos anos, especialmente no ano de 2023, temos visto, além dos fenômenos naturais, o El Niño e La Niña, efeitos da ação humana sobre a natureza, ou seja, sinais do “aquecimento global”. Agora, bem mais próximo de nós: na nossa cidade, região e no nosso rio!



A Ecobé já vinha notando e apontando a falta de árvores presentes na cidade e nas margens dos rios (mata ciliar), assim como, quanto à arborização urbana, já tínhamos a preocupação, de modo que participamos, apoiamos e divulgamos o Plano Diretor de Arborização Urbana de Lajeado, que passou a ter validade em junho de 2010, no formato de uma Resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento. Ressaltamos a boa atuação dos conselheiros do Condemas que, voluntariamente, trabalharam para sua elaboração. Entretanto, ainda é pouco implementado pelas secretarias municipais, cujas atribuições são voltadas à preservação ou com atividades que tem repercussão na arborização.


Hoje sabemos que novas preocupações farão parte da nossa realidade, porque os efeitos das enchentes de setembro e novembro de 2023, com certeza, marcaram profundamente, muitas famílias, que tiveram perdas afetivas e materiais, assim como causaram alterações no espaço urbano e rural, inviabilizando certos locais, que perderam valor imobiliário, comercial e social.


Então, é hora de transformar, planejar, arborizar, humanizar, aprender com os equívocos e começar a considerar/valorizar o conhecimento acumulado, porém negligenciado. Afinal, também somos natureza e as árvores têm importância, e “os rios só queriam passar!”.


Mas, passados esses eventos, vemos poucos avanços, no sentido de ações efetivas e integradas, envolvendo diferentes setores da sociedade, com vistas à adoção de medidas de curto, médio e longo prazo, considerando aspectos decisivos ao ambiente urbano e rural, espaços em que vivemos. As árvores têm papel fundamental, são um presente a favor da vida!


Além da arborização, outro conceito super importante é a mata ciliar, também mencionado no texto! Clique no botão abaixo e faça o download de um folder preparado pelo Projeto Taramandahy e pela ANAMA (Ação Nascente Maquiné).




30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page