ECODICAS


Os 50 mandamentos do Meio Ambiente

1. Procure organizar um grupo interessado em "reflorestar", por exemplo, a sua rua ou o seu bairro. Procure se informar com uma floricultura ou com a prefeitura de sua cidade.
2. Não compre animais silvestres, peles ou quaisquer produtos extraídos de animais em perigo de extinção.
3. Participe de movimentos a favor da preservação da Fauna e da Flora e principalmente não caçe por esporte.
4. Utilize garrafa retornável, pois ela é reutilizada em média 30 vezes.
5. A energia economizada com a reciclagem de uma única lata de alumínio é o suficiente para manter ligado um aparelho de TV durante 3 horas.
6. Agora você pode comprar várias coisas recicladas, como óleos lubrificantes e produtos de escritório.
7. Compre detergentes biodegradáveis, que se decompõem e agridem menos o Meio Ambiente.
8. Na cozinha, use panos em vez de toalhas de papel, depois e só lavá-los e reutilizá-los.
9. Procure se desfazer de maneira racional dos restos de tinta. Venda-os ou doe para alguém. Nunca jogue na terra, pois contaminam o subsolo.
10. Pouca gente sabe que a correta calibragem dos pneus tem influência sobre o Meio Ambiente pois economiza o combustível do automóvel.
11. Cuidado com as geladeiras velhas, pois são uma ameaça ao Meio Ambiente. O gás CFC usado no sistema de refrigeração pode vazar, ameaçando a camada de ozônio que cobre o planeta.
12. Procure mais informações nas empresas fornecedoras de energia elétrica de seu município. Quanto mais economizar, mais estará ajudando a Natureza.
13. Preste atenção na sua maneira de cozinhar. Tipo de panela e maneira como se cozinha os alimentos. Use fogo baixo.
14. As árvores tem papel fundamental na questão do aquecimento do planeta, pois controlam o excesso de carbono que causa o efeito estufa. Então plante árvores.
15. A tecnologia solar se torna cada vez mais acessível. Este é o momento de saber mais sobre energia alternativa.
16. Mesmo que você não desperdice água, com certeza deve conhecer alguém que deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça.
17. Qualquer um pode economizar simplesmente não deixando a torneira aberta durante as tarefas domésticas e a higiene pessoal.
18. O cigarro é a fonte mais comum de poluentes em escritórios, residências, restaurantes. Esta é uma razão
para se deixar de fumar, além de que causa câncer e outras doenças respiratórias.
19. Pense bem antes de comprar um ar-condicionado, pois estará contribuindo para o aumento de CFC na atmosfera e com o crescimento do buraco na camada de ozônio.
20. Cada tonelada de papel reciclado equivale a uma média de 50 árvores salvas do desmatamento e derrubada. Participe e recicle.
21. O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. O número de intoxicações aumenta a cada ano. Para reverter esse quadro, reduza ou evite o consumo.
22. Invista em agricultura orgânica, que é uma tendência a médio e longo prazo. É mais viável e não prejudica o Meio Ambiente. Diga não aos agrotóxicos.
23. Prepare o seu próprio lixo orgânico, varra o seu quintal e empilhe as folhas e restos de grama em um canto do jardim, onde irão se decompor, formando um excelente adubo.
24. Vamos seguir o exemplo de Curitiba, que recicla 22% do seu lixo e poupa 1200 árvores por dia, reutilizando o papel.
25. Mantenha o seu carro bem regulado. Economize 9% a menos do consumo de combustível e representa 9% a menos em emissões tóxicas.
26. Não faça queimadas de folhas e restos de grama, muito menos em lavouras, pois isso libera fumaça tóxica e aumenta o efeito estufa.
27. Regue o seu jardim de manhã cedo. Durante o dia, a evaporação de água é maior e à noite aumenta o risco de proliferação de fungos na grama.
28. Participe de campanhas de conscientização na comunidade no sentido de recuperar a qualidade de água do rio de seu município e colabore não jogando lixo.
29. Solicite e apoie a sua prefeitura nas promoções e campanhas de coleta seletiva de lixo. A Natureza agradece.
30. Pilhas não são recicláveis e contêm metais pesados. Por exemplo : mercúrio, cádmio, etc.. que são tóxicos e cancerígenos, causam mutações genéticas e poluem o ambiente. Cuidado, não as jogue em qualquer lugar.
31. Evite embalagens de isopor porque ela é constituída de uma espuma de poliestireno que é totalmente não bio-degradável, e daqui a 500 anos ainda estará sujando a terra.
32. Economize luz ! Quanto mais energia for consumida, mais usinas hidrelétricas terão de ser construídas, acentuando o impacto ambiental e a devastação da Fauna e da Flora.
33. Ao ir às compras, abra o olho. Cada produto que você compra pode ter um impacto sobre o Meio Ambiente.
Por isso, escolha o produto que menos agrida a Natureza.
34. A fralda descartável leva 500 anos para se decompor. Por outro lado, as fraldas de pano não agridem o Meio Ambiente e podem ser reutilizadas em média 100 vezes no período de 6 meses.
35. Leve para o trabalho o seu próprio copo de vidro e evite usar copos descartáveis.
36. Insista em que cópias de xerox sejam utilizadas a frente e o verso das folhas de papel.
37. Sugira uma revisão técnica do sistema elétrico da empresa. Os resultados poderão ser surpreendentes.
38. As pessoas que se importam com a qualidade de vida em seu município, colaboram e andam a pé ou de ônibus, pelo menos uma vez por semana, deixando seus carros em casa.
39. Ao tomar banho, procure não ficar no chuveiro mais tempo do que o necessário. Chuveiro de fluxo baixo economiza cerca de 50% de água.
40. Evite despejar nos rios dejetos orgânicos de suínos, pois além de poluir os rios matando os peixes, causam sérios problemas à saúde das comunidades que se serve dos rios.
41. Substituir uma lâmpada incandescente comum por uma fluorescente compacta poupa a energia equivalente a 250 quilos de carvão durante a vida útil da lâmpada.
42. Evite queimar plástico pois contém PVC e libera na Natureza, quando queimado, ácido clorídrico.
43. Envolva-se na escola. A APP pode ser uma organização poderosa, contribuindo para a Educação Ambiental e melhoria da qualidade de vida.
44. Informe-se. Tome conhecimento do Plano Diretor. Ele é um instrumento muito importante no gerenciamento e organização de seu município.
45. Solicite dos meios de comunicação maiores informações sobre assuntos e matérias de como melhorar a qualidade de vida de seu município. Cada profissional pode dar a sua contribuição.
46. Existe um processo de refino de óleo. Informe-se junto aos postos e distribuidoras para a instalação de coletas de óleo lubrificante e a sua reciclagem.
47. Educação Ambiental é uma prática que deve começar em casa na formação de bons hábitos e valores éticos,
os quais possam contribuir na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
48. A escola também tem um papel fundamental na formação das crianças, preparando-as para uma realidade consciente, onde o objetivo maior é o bem comum de toda a comunidade.
49. Cobrar e exercer nossos direitos é um dever que temos frente às futuras gerações, para que elas encontrem um planeta ecologicamente equilibrado.
50. Vote consciente. Os parlamentares que você elege para a Câmara e o Senado federal são seus representantes no Governo. Exija que eles defendam seus direitos de cidadão e que protejam o nosso Meio Ambiente.